Até qundo o racismo prevalecerá?
segunda-feira, setembro 13, 2010Artigo vencedor do concurso de redações da E E Profª Ana Maria Pagiossi - Várzea Paulista - SP em 2008
Diariamente somos expostos a diversas situações, que nos fazem reflectir os motivos do racismo em nossa sociedade. Embora haja alguns negros que praticam violência, atos criminosos entre outros de certa forma é a sociedade que proporciona uma vida justa, pois alguns são oprimidos e diretamente ou indiretamente obrigados a ficar em segundo plano e procuram seu direitos de forma negativa.
Apesar que todos nós somos seres humanos, são as nossas caracteristicas que nos tornam únicos. É nosso direito ser diferente aliás, esse direito é o visivelmente desrespeitado, a vontade de ser superior do homem acaba se sobressaindo com vantagens fúteis, como a cor da pele.
É evidente que todo esse preconceito também reflita no mercado de trabalho, como as "pessoas de cor" já são taxadas de pobres e ignorantes, acabam sem oportunidades a ficam com mais dificuldade em estabelecer uma vida proficional.
Em fim, felizmente o ser humano tem a capacidade de superar qualquer obstáculo, independente da cor de sua pele ou poder de aquisição, basta desfrutar de um bom caráter e grande conhecimento, tanto quanto para aprender a conviver com as diferenças.
0 Comentários