É possível envelhecer com dignidade?

segunda-feira, abril 18, 2011

    Nossa vida passa por diversas fases, isso é inevitável, a velhice é uma delas, esta que deveria ser a de desfrute de tudo que foi conquistado no decorrer dos anos passados acaba se tornando a de maior transtorno em alguns casos.
    Será nosso país desestruturado para pessoas dessa faixa etária ou ou será nossa própria gente que tem a mania de descartar o velho? É possível envelhecer com dignidade?
    É certo que para se viver bem é preciso do básico: um lugar habitável, uma boa alimentação e sé preciso assistência medica, pois uma das prioridades, não somente para os idosos mas para todos nós é a saúde, como já comprovamos o SUS é muito bom até que realmente precisemos dele.   
    Senhoras e senhores que já não possuem a jovialidade que nos torna forte, não suportam intensas filas para seu atendimento, exames, ou mesmo cirurgias, algumas que podem demorar anos para serem feitas, bem mais os que o paciente possui para viver.
    Cada um é um caso, alguns passam de proprietarios a agregados e se subordinam aos cuidados de filhos e familiares, outros persistem por sua independência. Ser indepedente é o que buscamos na adolescencia, amadurecemos essa ideia conforme crescemos e abrir mão disso não é fácil, mas derrepente se faz necessário , com uma aposentadoria insuficiente por mais que aumento o salário minímo fazem questão de aumentar os impostos também.
   Enfim, a nossa sociedade vai tornando os idosos marginais, leis são criadas para garantir o direito desses cidadões e o brasileiro persiste em desrrespeita-las, exemplos visíveis como os lugares reservados para estacionar que diversas vezes são usados indevidamente e filas preferenciais que em alguns estabelecimentos é bem mais demorada que a convencional. Depende de cada um lidar com essa etapa, a dignidade esta dentro de todos nos, mas devemos nos preparar para garantir nosso futuro.


   Eu geralmente me alto critico muito, escrevi esse artigo mas não é um tema que eu tive muita finidade, não ficou um dos melhores, talvez tenha fugido um pouco do tema, eu até queria me apegar mais na palavra "dignidade" pensei até em fazer uma pesquisa sobre  a etimologia da palavra mas não tive tempo e tinha que entregar a redação para a professora, acabou ficando assim mesmo. Pelo menos expressa basicamente minha opinião.

You Might Also Like

0 Comentários

Facebook

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *