Alforria do trabalhador

segunda-feira, novembro 08, 2010

Essa foi a minha redação na porva do Enem este ano que teve como tema: O trabalho na construção da Dignidade Humana  

Durante um período de nossas vidas precisamos trabalhar, seja para bem próprio ou para um bem comum, tendo que levantar de madrugada pra ir trabalhar ou chegando do trabalho nesse mesmo horário. Atualmente temos o privilegio de poder escolher e nos especializar em uma área que seja ao mesmo tempo prazeroso e lucrativo conseguindo um emprego que tenha benefícios, vale alimentação, vale transporte, fundo de garantia, dessimo terceiro salário, férias e mesmo assim se algo não estiver satisfatório temos onde reclamar, podemos fazer nosso horário e as nossas folgas cada vez nos tornando menos independente de um patrão.
  Já vivemos períodos nos quais não havia opção: nascia no campo, trabalhava no campo e morria no campo, mas mesmo assim podia-se dizer que o camponês era feliz, pois produzia para consumo próprio. Então chegamos na revolução industrial vivida também em nosso país. Esses camponeses nem conheciam muito menos discutiam assedio moral, nem direitos humanos ou  direitos trabalhistas. 
  O homem do campo não podiam competir com seus produtos artesanais, com uma maquina que produzia em massa, ele via-se obrigado a produzir para um terceiro sem muitas condições de trabalho, estavam sem saída, com tanta mão de obra disponível os empresários não se preocupavam caso seus trabalhadores morressem na linha de produção, com o salário que era tão pouco que mal dava para alimentar a família, o trabalhador era facilmente substituido.
  Não é possível  que todos se calem em uma situação assim, é direito do ser humano querer dignidade em seu trabalho. Movidos pela busca de melhorias foram criados os sindicatos que existem até hoje, cada vez buscando mais direitos para o trabalhador. Hoje com a carga horária máxima estabelecida, onde o homem pode viver para trabalhar e não trabalhar para viver, deixando de ser um escravo do trabalho.

You Might Also Like

0 Comentários

Facebook

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *