Os pais sabem educar?

quarta-feira, dezembro 08, 2010

  Apresento-lhes um artigo de opinião que escrevi junto a minha best sister Lê. Sabe, acho estranho falar do assunto por que nunca apanhamos do nossos pais, então não posso comprovar a tese, mas é interessante pois vemos bastante casos de agressão a crianças e programas que dão dicas de como educar os filhos. Da minha condição de filha, respeito que cada um faça como achar melhor com seu  filhos mas  tenho minha  opinião.


  Diversas tradições são passadas de geração em geração, entre elas, a de dar palmadinhas nos filhos. Certamente uma palmadinha não é prejudicial à saúde de uma criança, entretanto, ser agressivo com as crianças acaba ensinando a elas a também se tornarem pessoas agressivas sabendo que cada filhos segue o exemplo dos pais, mas também cada filho tem sua própria personalidade, diretamente ou indiretamente influenciada pelos pais.
  Em primeiro lugar, a falta de autoridade dos pais podem comprometer a educação dos filhos que não aprendem a ouvir um "não" e acabam não conseguindo respeitar as regras que são impostas. Assim os filhos acabam tomando controle da situação se tornando dominante dos pais e ocorre um inversão de papeis.
 É certo que buscar modelos inspiradores de educação perfeita acabam confundindo os pais, pois algumas vão contra seus próprios princípios. O tapinha ou palmada passa para a criança o conceito que o mais forte sempre tem razão, sendo assim, a mensagem que fica é que batendo também se consegue o que quer, quando se tornarem adultos, eles não vão ser capazes de sentir compaixão pelos menos afortunados, além de querer ganhar as coisas na força.
  Segundo uma pesquisa feita na Universidade de Tulane, nos Estados Unidos, as mães que punem seus filhos com castigo e palmadas para disciplina-los geram consequências negativas para filhos. Ainda mais, quando essas crianças chegam aos cinco anos e vão para creches e escolas, elas demonstram comportamentos agressivos, gritam e brigam com as demais crianças a sua volta.
  Enfim, os pais precisam se reeducar para aprenderem a ensinar seus filhos os reais valores que constroem uma pessoa, não se deve passar a mão na cabeça e ignorar as coisas erradas que os filhos fazem ou tentar corrigi-los com palmadas, que podem se tornar espancamentos, e assim os pais devem procurar outros meios como o dialógo.

You Might Also Like

2 Comentários

Facebook

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *