Sub vida - online para um mundo só seu

segunda-feira, outubro 24, 2011

Eu fui malzerrimo nesse Enem.. mas a parte q eu mais gostei foi a Redação.. ;)


Tema: Viver em rede no século XXI: os limites entre o público e o privado



Para uma parte da população que possui recursos, a internet se tornou tão essencial quantas outras necessidades fisiológicas, crianças que em outros tempos, apenas se preocupavam em brincar na rua hoje se encontram enclausuradas em suas casa em frente a uma máquina ou como zumbis com os olhos fixos ao seu notebook ou celular por horas e horas, procurando conteúdos nem sempre indicados para sua idade.
Mesmo algumas redes sociais sendo indicadas apenas para adultos são usadas por crianças e adolescentes, esses que vem perdendo o controle da sua vida real se fixando em uma vida online que permita que eles sejam quem realmente gostariam de ser.
É certo que as redes sociais tem diversos benefícios, como manter contato com pessoas distantes, conhecer gente nova, divulgar suas idéias e projetos. Mas tornam as pessoas narcisistas, onde a preocupação da vida se torna se arrumar para tirar foto para postar em sites como, orkut e no facebook.
Ao divulgar seus pensamentos em fóruns e blogs algumas pessoas perdem a noção de que seus comentários estão expostos para todo tipo de gente e mesmo que se certifique que não serão identificados certamente isso pode ser feito.
A televisão, antes um dos principais meios de comunicação, hoje é a que mais faz propaganda da internet, "sigam no twitter", "entrem no site", "vejam a nossa página" , " mandem um e mail" , ou seja querem mais e mais o envolvimento da grande massa.
Alguns pensadores dizem que a internet torna o ser humano burro, egoísta e o isola da realidade, passar horas online, algo como estar do lado de uma pessoa e preferir falar com ela pela máquina do que olhar para o lado e abrir a boca, algo comum hoje em dia onde a pessoa dá mais atenção do que se passa no monitor do que está ao seu redor.
Caminhamos para um futuro onde as pessoas não demonstram seus sentimentos por expressão físicas, elas andarão com emoticons na testa, para conhecer a vida de uma pessoa do inicio ao fim é só olhar as fotos postadas e o amor se reduzirá em "s2".

You Might Also Like

2 Comentários

Facebook

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *